Concessionária de energia lidera lista de reclamações do Procon

quarta-feira, 15 de março de 2017

A concessionária de energia elétrica do Tocantins foi a empresa que mais recebeu reclamações durante o ano de 2016, segundo lista divulgada pelo Procon Tocantins na terça-feira (14). De acordo com o órgão de fiscalização, 2.289 consumidores procuraram atendimento com alguma demanda contra a Energisa no ano passado.

Deste número, 487 atendimentos viraram reclamações fundamentadas e somente 117 foram atendidos. Ou seja, 370 foram negadas pela empresa. Os atendimentos só se tornam ‘reclamações fundamentadas’ quando o Procon inicia um processo administrativo e tenta uma conciliação entre as partes.

Seguimentos
Levando em consideração os números por seguimento, conforme o Procon, os bancos e instituições financeiras lideraram o ranking de reclamações, com 1.039 no total.

O setor de telefonia vem em segundo com 631 reclamações. As lojas de departamentos, que vendem eletroeletrônicos e móveis, foram responsáveis por 595 reclamações.

Para auxiliar o consumidor na hora das compras, a partir desta terça-feira (15), o Procon vai disponibilizar um banco de dados com o número de reclamações fundamentadas. Com isso, os consumidores poderão ver quantas reclamações as empresas receberam e quantas foram atendidas.